Star Wars: A ascensão Skywalker – Sem spoilers

Dirigido e roterizado por J. J. Abram ” A ascensão skywalker ” tem como objetivo fechar essa nova saga, porém sabemos que esse nunca foi o caso de star wars. Muito esperado, esse novo filme tem uma grande responsabilidade: Fechar epicamente sua nova história e apostar na nostalgia de 40 anos deste universo tão amado.

O primeiro ato do filme é dinâmico, percebemos o cuidado do roteiro em estabelecer onde está cada personagem e a motivação de cada um deles neste novo filme, é pretencioso, nostalgico e é acelerado, sem tempo para rodeios, tudo é preparado para a verdadeira ameaça, a república por assim dizer não possui aliados e em números não possui a força necessária para vencer o Império.

A partir do segundo ato muita coisa começa a desandar, pois parece mais uma briga do J.J. Abram com o diretor do segundo filme Rian Johnson onde ele estabelece elementos de roteiro que o atual diretor quer consertar e alias daqui pra frente o roteiro deste novo filme é uma confusão total, com dialogos totalmente previsíveis, aventuras do ponto A ao ponto B sem muita objetividade e em todos estes momentos Kyle Ren está lá para confrontar a Rey e não é spoiler, o filme nem sequer deixa isso ser um mistério mesmo já tendo estabelecido nos outros filmes a relação entre estes dois personagens.

Algo que me incomodou muito neste filme foi querer atender o gosto por todos os fãs e não saber montar um roteiro para isso, novamente o filme é uma imensa confusão, a nova ameaça é um deus ex machine que não te explica o porque está lá, de onde veio e porque aquela motivação não foi resolvida lá no Despertar da força. O terceiro ato possui cutucadas à um outro filme deste ano, vocês vão perceber ou quem assitiu percebeu isso totalmente e o epilogo é mais emocionante do que propriamente a batalha final.

Temos que engrandecer este novo elenco que possui coesão, personagens com motivações reais e muito bem desenvolvidos em especial a atriz que interpreta a Rey, Daisy Ridley que mesmo com um texto digno de Dragon Ball entrega tudo de si e isso me comprou muito, essa dedicação, esse carinho e essa responsábilidade com essa nova geração e não posso esquecer do Adam Driver que intepreta Kylo Ren que consegue em muitas situações entregar mais que a própria Rey. Ambos em tela juntos, com exceção de uma cena no terceiro ato são maravilhosos de se ver.

A ascensão Skywalker é um filme 50/100, em parte entrega elementos nostalgicos maravilhosos, cenas de luta memoráveis, guerra nas estrelas que dão aquele calorzinho no nosso coração, piadas funcionais e entrega dos atores com os seus personagens, porém por outro lado é um filme que não tem um final de encerramente de uma saga, em algumas situações não tem sensibilidade com momentos que deveriam sim impactar, em muitos aspectos esté filme não se conversa com os seus dois antecessores e parece querer deixar mais perguntas do que tinha antes, aliás neste filme literalemente tudo é possível e quando digo tudo é tudo mesmo e isso me deixou muito chateado, pois em anteriores não era. Se vale a pena assistir, obviamente vale, estamos falando de Star wars e isso sempre vai ser uma história sem fim, tendo isso em mente a Disney adicionou vários elementos neste filme para possíveis filmes, animações e e séries no Disney +.