Watchmen é uma sequência da famosa graphic novel de Alan Moore e Dave Gibbons, publicada pela editora DC Comics entre 1986 e 1987 , que apresenta uma distopia com uma versão alternativa da história ambientada em 1985, no auge da Guerra Fria.
Nos quadrinhos um novo grupo é formado e um membro chamado Comediante é assasinado e muitas pessoas ficam felizes, pois ele era uma pessoa detestável, porém Rorschach começa a investigar o seu assasinato e descobre que o comediante sabia do plano de Ozymandias e a partir deste ponto temos Watchmen. Na história os Estados Unidos ganha a guerra do Vietnã no anos 80 (outra linha temporal) graças ao Doutor Manhattan, que era um físico que acidentalmente ficou trancado em uma câmara durante testes de física nuclear e hoje ele seria um ser com habilidades fora da nossa realidade. Doutor Manhattan pertencia ao Estados Unidos e a União Sovietica queria equiparar o poder tendo um arsenal enorme, doutor Manhattan usa uma ideia e resolve criar um grande evento e cria um ser alienigena que fizessem os estados unidos e a união sovietica se unissem para combater uma ameaça em comum. Doutor Manhattan assasina Rorschach, porém este deixou um diário que será utilizado para criação de um grupo extremista na serie.
Agora estamos em 2019 já na série , 34 anos após os acontecimentos da grafic novel e agora com acontecimentos politicos e racias onde um grupo extremista chamado de Sétima Kavalaria ( com K referenciando a Ku Klux Klan ) possui ideias de supremacia branca e são seguidores de Rorschach e sua mascara como simbolo.
Na série todos os policiais usam máscaras devido a um incidente onde a Kavalaria assasinou vários policiais no passado em suas casas, depois deste fato a identidade de todos policias deve ser de extremo segredo para a segurança deles mesmos e o uso de armas só pode ser feito com autorização do ” Panda ” que é um outro personagem que possui uma máscara de panda. A série tras estes e outros elementos, como por exemplo a chuva de Lula referenciando a Lula gigante dos quadrinhos e que pode ter relação com este fato e o roteiro trabalha sobre racismo e cotas dentro de um cenário politico entre direita e esquerda e desperta em nós um desejo de acompanhar essa história. Possui uma fotografia maravilhosa e uma direção detalhista, onde cada detalhe é informação para algum desdobramento.
A série apresentou vários personagens interessantes, entre eles a que eu acredito que seja a protagonista Siste Knigth (Regina King) que é uma oficial sobreviventa da Chacina da Kafalaria que possui uma padaria que serve como fachada para o seu verdadeiro trabalho.
Após assistir os dois primeiros episódios pude perceber que Watchmen realmente tomou um novo rumo, porém eu particularmente não me incomodo uma vez que os tempos mudam e temos novos temas para abordar. Espero grandes feitos dessa produção da HBO.