Após 35 anos, Margareth Atwood escreve a continuação do livro ” O conto da Aia ” e essa continuação do livro é sensacional.
Vencedor do The Booker Prize 2019 e bastante esperado é uma continuação direta do livro ” O conto da Aia” que já possui 35 anos desde a sua publicação, mas que nos dias de hoje o tema se faz muito atual, pois trata sobre um mundo distopico onde as mulheres perderam os seus direitos e são feitas de escravas.
Os Testamentos se passa 15 anos após o ultimo conto e tem como objetivo aprofundar sobre o que sabemos deste universo e nos ajudar a entender algumas das dúvidas que permaneceram em nossas cabeças deixadas pelo conto anterior. A pegada do livro é totalmente diferente daquela que nos conhecemos, uma vez que este livro trata sobre o governo teocrático e como isso pode ruir.
O livro possui 3 narradoras: Agnes, Deisy e a Tia Lidia.
Agnes é filha de um comandante do exercito e é treinada para ser uma boa esposa e neste livro iremos acompanhar a sua adolescencia e dilemas com o seu pai.
Deisy mora no Canadá e trabalha na loja dos pais, possui uma vida relativamente boa, porém participa dos protestos contra o governo teocratico e é bem informada, percebemos que ela é atenada as noticias que envolvem este universo.
Tia Lídia retorna e encontramos na nossa vilã as suas motivações e percebemos o quão profundo a escritora quer trabalhar essa personagem super interassante, por mais que seja assustadora.
Como todo livro, sabemos que em algum momento nossas três protagonistas vão se encontrar e a maneira que a Margaret Atwood faz isso é maravilhosa, eficaz e surpreendente.
Se você abraçou este universo e deseja saber mais sobre a República de Gilead este livro foi feito para você. Super recomendo que leia e discuta sobre os temas tratados neste livro, que como disse no começo são válidos ao cenário atual deste nosso mundo.
Autora: Margaret Atwood
Editora original: McClelland and Stewart
Data original de publicação: 10 de setembro de 2019
Editoras no Brasil: Editora Rocco
Data de publicação no Brasil: Novembro de 2019
Páginas: 432 (edição americana)