Jeri Ryan é conhecida há muito tempo pelos telespectadores como Seven of Nine de Star Trek e recentemente reprisou seu papel favorito dos fãs em Star Trek: Picard da CBS All Access . Agora, ela assumirá o papel mais sinistro de Gwendolyn Hayes em MacGyver da CBS . Embora ambos os programas sejam provenientes da Eye Network, parece que eles são mundos separados em termos de gênero. Mas acontece que foi uma conexão de Star Trek que realmente ajudou Ryan a realizar seu show no MacGyver .
Jeri Ryan explicou que seu relacionamento anterior de trabalho com o produtor executivo da MacGyver , Terry Matalas, o levou parcialmente a ingressar no programa. Ela e o produtor trabalharam juntos anteriormente em Star Trek: Voyager . Ryan não apenas agradece a Matalas – que escreveu o episódio de MacGyver – por lhe oferecer o papel, mas ela está feliz por ter a chance de interpretar um vilão complexo:
Parte disso é [o produtor executivo] Terry Matalas escreveu [este episódio], e eu o amo. Ele é amigo dos nossos dias de Star Trek: Voyager. Eu gosto que Gwen não seja seu típico vilão de drama de rede. Ela tem muitas camadas. Ela é um pouco mais peculiar. Não é preto e branco com ela. Seus motivos são nobres, tanto quanto as coisas. Em sua mente, ela é a heroína – ela está salvando o mundo.
Jeri Ryan não tinha nada além de bons sentimentos em se reunir com Terry Matalas quando falou com o TV Insider . Pelo fato de Matalas ter trabalhado com ela anteriormente, os dois provavelmente não tiveram problemas em trabalhar juntos. E como ele escreveu o episódio e o elenco ajudou a formar Ryan, pode-se supor que ele tenha escrito o papel com ela em mente.
Gwendolyn Hayes foi criada como a tia materna de Angus MacGyver, que nem sabia que ela existia. Tia Gwen também foi ex-agente da DXS (Departamento de Serviços Externos), precursora da Phoenix, organização para a qual o Mac trabalha. No entanto, logo é revelado que Gwen é realmente o chefe do grupo vilão Codex, que Phoenix está tentando derrubar.
O novo papel de Ryan é uma partida brusca de Seven of Nine. Quando apareceu pela primeira vez em Star Trek: Voyager , ela foi apresentada como um drone Borg inteligente e leal que logo se juntou à tripulação da Voyager. Seven também estava aprendendo a se familiarizar melhor com a humanidade. Quando a vemos em Picard , ela mudou bastante, algo que foi um pouco assustador para Jeri Ryan ao retornar ao papel.
No geral, é bom ver Jeri Ryan retornar às suas raízes em Star Trek , mas vê-la tocar algo um pouco diferente também é tão divertido. Ela certamente tinha o talento de conseguir seu papel na própria MacGyver , mas nunca é demais ter amigos em lugares altos.