O YouTube lança seu rival para o TikTok, o YouTube Shorts

Como o destino da TikTok nos Estados Unidos continua obscuro, o YouTube anunciou no dia 14 de setembro o lançamento de uma nova experiência de vídeo de formato curto, chamada de YouTube Shorts. O recurso permitirá aos usuários, inicialmente na Índia, fazer upload de vídeos curtos de 15 segundos ou menos usando um novo conjunto de ferramentas de criação, incluindo uma câmera multissegmento, semelhante ao TikTok, controles de velocidade e um temporizador e um recurso de contagem regressiva. Os vídeos também podem ser ajustados à música, graças ao YouTube de acesso a uma grande biblioteca de músicas que diz continuar a crescer com o tempo.

A câmera multissegmentada permite que os usuários agrupem vários clipes de vídeo em um clipe curto. Os outros controles permitem que os criadores do YouTube sejam mais criativos do que se eles simplesmente pressionassem um botão “gravar”.

Essas são ferramentas comuns à experiência de gravação de vídeo do TikTok hoje e são os mesmos recursos que o Instagram clonou recentemente para seu próprio rival TikTok, conhecido como Reels.

O recurso será destacado com destaque no aplicativo do YouTube no Android e se expandirá para iOS com o tempo.

Créditos de imagem: YouTube

O YouTube diz que a Índia – notavelmente, um grande mercado onde o TikTok de propriedade chinesa já foi banido – será o primeiro a obter acesso aos Shorts do YouTube no lançamento. No entanto, o plano é levar o recurso a mais mercados com o tempo. O YouTube não ofereceu um cronograma para quando isso aconteceria, no entanto.

Relacionado a isso, o YouTube apresentará uma nova experiência de exibição que permite que você deslize os Shorts do YouTube verticalmente – também, como o TikTok. A empresa já havia adicionado uma nova linha à página inicial do YouTube para assistir a vídeos curtos e agora a nova experiência de exibição tornará mais fácil assistir a esse conteúdo e descobrir novos vídeos curtos também, diz o YouTube.

O YouTube anunciou no início deste verão seus planos de começar a testar um recurso de vídeo curto, mas não ofereceu muitos detalhes, nem mesmo o nome do recurso. Na época, o YouTube havia dito que o teste envolveria a gravação de vídeos de 15 segundos no iOS e no Android, mas apenas entre um pequeno grupo de criadores.