Criadores de The Last of Us querem mais de uma temporada para contar a história restante

Em breve, a adaptação televisiva tão aguardada de The Last of Us será lançada na HBO. Neil Druckmann e Craig Mazin, os criadores, têm grandes planos para desenvolver o mundo do jogo e explorar as origens do surto de Cordyceps, dando espaço para mais nuances narrativas e tempo de qualidade entre os personagens Joel e Ellie, interpretados por Pedro Pascal e Bella Ramsey. Em uma entrevista com Christina Radish do Collider, os dois disseram que precisarão de quantas temporadas forem necessárias para concretizar sua visão de um mundo expandido de The Last of Us.

Já a equipe tem o desafio de adaptar o jogo original, que, embora não seja o título mais longo em termos de duração de jogo, dura cerca de 15 a 20 horas. Embora nem tudo isso seja história, a maior parte do tempo é gasta pelos jogadores construindo o relacionamento entre Joel e Ellie enquanto navegam no apocalipse rumo aos Vaga-lumes. Mesmo com a expansão do mundo, Mazin tem como objetivo uma temporada, por mais longa que seja, para adaptar os acontecimentos do primeiro jogo até o final. Além disso, o projeto se estende para além, embora não de forma infinita:

Oh, yeah, it’s finite. I don’t have much narrative interest in writing a show that is designed to perpetually continue until the network finally puts it out of its misery somewhere. I write to endings. Endings are everything to me. I don’t know how to write, if I don’t know how it ends. And also, if the show doesn’t have an ending, it means nothing ultimately is truly purposeful. All the stakes become empty because, if the network renews you, everything’s fine, and I don’t know how to do that. I don’t mind watching those shows. I like watching those shows. I just can’t write them. So, I have the benefit of the first game, which we have encompassed with this season, which has a real beginning and middle and end.

“Oh, sim, é finito. Não tenho muito interesse narrativo em escrever um programa projetado para continuar perpetuamente até que a rede finalmente o tire de sua miséria em algum lugar. Escrevo aos finais. Finais são tudo para mim. Não sei escrever, se não sei como termina. E também, se o show não tiver um final, isso significa que nada é realmente proposital. Todas as apostas ficam vazias porque, se a rede te renovar, está tudo bem, e eu não sei como fazer isso. Eu não me importo de assistir a esses programas. Eu gosto de assistir a esses programas. Eu simplesmente não consigo escrevê-los. Então, tenho o benefício do primeiro jogo, que encerramos nesta temporada, que tem começo, meio e fim reais.”

Druckmann e Mazin planejaram várias temporadas para adaptar toda a história de The Last of Us. Se a primeira temporada tiver o mesmo sucesso que o jogo, eles querem que a HBO lhes dê quantas temporadas forem necessárias para concluir o resto da história. A Naughty Dog expandiu muito o jogo original com o DLC Left Behind, que se concentra no relacionamento anterior de Ellie com sua melhor amiga e interesse amoroso Riley, e posteriormente lançou a sequência vencedora do jogo do ano, The Last of Us Part II, que alterna entre as histórias de uma Ellie adulta e Abby, filha do cientista-chefe dos Fireflies, que busca vingança pelas ações de Joel anos depois.

“E então, a história que resta, que continua no trabalho que a Naughty Dog fez no segundo jogo, é muito”, disse Mazin. Ele acrescentou: “Provavelmente, a quantidade de história restante nos levaria mais de uma temporada para contar. Mas, definitivamente, não vejo isso como algo que continuará indefinidamente. Não temos essa ambição. Nossa ambição é contar a história que existe, da melhor maneira possível, em um meio diferente.”

Druckmann enfatizou que a filosofia não é prolongar a série por muito tempo, mas sim focar em alcançar o ponto final estabelecido pelos jogos em quantos episódios e temporadas forem necessários.

“Yeah, I remember, early on, I asked Craig and HBO, “How many episodes does this season need to be” And the answer was, “As many as the story requires, and no more.” And likewise, that would be our approach for future seasons to say, “Okay, this will be as many seasons as required to reach that ending, and no more.”

“Sim, eu me lembro, no início, perguntei a Craig e à HBO: “Quantos episódios essa temporada precisa ter?” E a resposta foi: “Quantos a história exigir, e não mais.” E da mesma forma, seria nossa abordagem para as temporadas futuras dizer: “Ok, serão quantas temporadas forem necessárias para chegar a esse final, e não mais”.

A estreia de The Last of Us na HBO será no dia 15 de janeiro. Veja o trailer abaixo e fique de olho aqui no Collider para a entrevista completa com Druckman e Mazin.