The Flash traz de volta um vilão da primeira temporada (graças às mudanças da crise)

AVISO: Spoilers de The Flash temporada 6, episódio 13 “Grodd Friended Me”

O Flash acabou de revelar outro grande efeito de Crise nas Infinitas Terras, quando um dos primeiros vilões de Barry Allen ressurgiu no último episódio. A primeira temporada introduziu Hartley Rathaway (Andy Mientus), que é mais conhecido pelos fãs de Flash e DC como Pied Piper. Na encarnação do Arrowverse, ele trabalhou para Harrison Wells (Tom Cavanagh), da Earth-1, mas não respondeu bem ao Cisco Ramon (Carlos Valdes) ingressar no STAR Labs. Eventualmente, ele se tornou seu colega de banda desenhada como um dos vilões que o Scarlet Speedster enfrentou na 1ª temporada. Apesar de sua dinâmica na primeira temporada, essa versão de Hartley logo seria apagada.

A segunda temporada de Flash fez Barry voltar no tempo no episódio “Flash Back”, ao tentar aprender como ficar mais rápido. Barry viaja para o dia em que ele lutou contra o Flautista. Sabendo como Hartley escapou durante a interação da primeira temporada, Barry avisa seus amigos no passado sobre seus aparelhos auditivos explosivos. Como Barry estava sendo perseguido por um Time Wraith, ele diz à equipe do passado que usasse o seu um ano para construir uma arma para detê-la. De volta ao presente, a maior mudança da viagem no tempo de Barry é revelada quando Hartley é quem interrompe o Time Wraith. Nessa linha do tempo, Hartley agora era um aliado do Team Flash, e não do flautista.

No entanto, Crisis on Infinite Earths mudou tudo isso como “Grodd Friended Me” teve uma aparência surpresa do personagem de Mientus na DC. Mas desta vez, Pied Piper voltou a ser um vilão quando foi visto roubando diamantes. Quando Barry pergunta a ele por que ele está fazendo isso, Hartley diz com raiva: ‘Você realmente vai me perguntar isso depois do que você e seus amigos fizeram comigo?’ o que deixa o homem mais rápido vivo ainda mais confuso. Como ele não sabe o que aconteceu entre eles na linha do tempo pós-crise, Barry agora também está ciente de outra mudança em Hartley. Apesar de ter tomado suas manoplas, Hartley de repente voa para longe, pois agora ele tem poderes baseados em sons.

Essa é a última coisa que Hartley vê como “Grodd Friended Me” passa a focar na história A com o retorno de Gorilla Grodd desde sua última aparição na quinta temporada . Ainda não está claro o que Barry e a equipe fizeram com ele que fez com que Hartley crescesse tanto ódio por eles. Somente o tempo dirá se algo aconteceu entre eles após a viagem no tempo de Barry na segunda temporada, que levou Hartley a virar uma nova página. Apesar de ter sido estabelecido como um ser humano comum, The Flash usou Crisis on Infinite Earths para transformar um de seus ladinos icônicos em um metahumano, combinando com seu colega cômico. Através deste episódio, ele abre a idéia de outros vilões anteriores serem reescritos onde eles podem ou não ter mais poderes.

Alguém como o planador dourado (lista de Peyton) poderia teoricamente retornar em futuros episódios ou temporadas e ter seus poderes metahumanos nos quadrinhos. Surpreendentemente, a segunda metade da sexta temporada de The Flash se propôs a trazer de volta vilões como Amunet Black (Katee Sackhoff), Goldface (Damion Poitier) e agora Pied Piper. Enquanto a série continua com a saga Black Hole e o mistério do Mirror World , The Flash também está permitindo que os personagens anteriores retornem, o que pode ser um grande indicador de como será a 7ª temporada. Ainda não se sabe se Pied Piper estará de volta nesta temporada, mas, dada a sua fuga esta semana, é provável que ele volte ao menos uma vez antes de The Flash termina sua sexta temporada.